Sugestões para o trabalho a ser realizado com os alunos que revelaram em suas composições deficiências relativas à Organização de Idéias, à pontuação e a Ortografia.
I - Organização de Idéias:
a) Narrativas de histórias, passeios, viagens, etc.
b) Apreciação de gravuras (enumeração de elementos, descrição, histórias sugeridas pelas gravuras, etc.)
c) Excursões (Planejamento, execução, verificação - Aproveitamento de todas as situações que possam levar o aluno a expressar suas idéias, aquilo que observou, que lhe chamou atenção, que lhe despertou maior interesse, etc.)
d) Formação de sentenças:
1 - Com palavras apresentadas pelo professor;
2 - Com palavras escolhidas pelo aluno;
3 - Referentes a uma história lida ou ouvida;
4 - Referente a uma gravura.
e) Cópias de trechos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).
f) Leituras interpretativas.
g) Poesias e quadrinhas (recitativas - explicação pelo aluno, do conteúdo das mesmas.)
h) Relato de experiências realizadas nas aulas de estudos naturais (germinação, gravidade, etc.)
i) Preparação de notícias para o jornal de classe.
j) Avisos, recados, etc.
l) Jogos específicos.
II - Pontuação:
a) Cópias motivadas:
1 - de sentenças
2 - de pequenos textos
b) Leituras:
1 - de histórias
2 - de trechos interessantes escolhidos pelo professor
3 - de trechos escolhidos pelo aluno.
c) Apresentação de cartazes ilustrados e com sentenças ou contos devidamente pontuados (casas da pontuação ou estudo)
d) Formação de sentenças
e) Redação de avisos e ordens (Explicação prévia do professor referente à pontuação a ser usada)
f) Notícias para serem afixadas no quadro de avisos da classe
g) Ditado-exercício e ditado-prova
h) Trechos para pontuação (Execícios).
III - Ortografia
a) Ditado-exercício
b) Leitura com observância das palavras cuja grafia a criança deve fixar
c) Cópias motivadas
d) Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objeto de estudo. Emprego dessas palavras em sentenças e ditados.
e) Auto-ditado
f) Ditado-prova
g) Jogos específicos.
Observação importante: Esta lista de forma alguma está completa; serve no entanto como um guia básico e dependendo da criatividade do professor, muitas outras situações poderão ser acrescentadas.
Fonte: Centro de Pesquisas o Orientação Educacionais da S.E.C. do RS. - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário