"Grandes trabalhos não são realizados com força, mas, perseverança".

(Samuel Johnson)




sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Alimentação dos animais

Alimentação dos animais

Atividade de hoje e sobre alimentação dos animais que pode ser aplicada para as turmas do 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental

Segue abaixo o planejamento de acordo com as Habilidades da Base Nacional Comum Curricular.

Componente Curricular: Ciências

Ano: 3º ano do ensino fundamental e 4º ano do ensino fundamental.

Objetivos de aprendizagem: 

- Reconhecer as diversas formas de se alimentar, bem como os órgãos que os animais utilizam para isso.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.


ALIMENTAÇÃO DOS ANIMAIS

 Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem em herbívoros, carnívoros,  onívoros e detritívoros.

– Herbívoros: são aqueles que se alimentam apenas de vegetais. Alguns desses animais comem toda a planta, outros possuem preferência por partes específicas, como os frutos, as raízes, o néctar ou as folhas. Os animais que se alimentam apenas de frutos são chamados de frugívoros, e aqueles que se alimentam apenas de sementes são chamados de granívoros. Como exemplo de animais herbívoros, podemos citar o boi, veado, gafanhoto, borboletas, zebras, elefantes, girafas, entre outros.

– Carnívoros: são aqueles que só se alimentam de outros animais. Predação é o nome da relação ecológica em que um animal alimenta-se de outro animal. Quando eles se alimentam da mesma espécie, dizemos que ocorreu um canibalismo. Como exemplo de animais carnívoros, podemos citar o leão, tigre, tubarão, onça, serpentes, louva-a-deus, entre outros.

– Onívoros: são animais que se alimentam de tudo, comem vegetais e também outros animais. Esse tipo de alimentação lhe parece familiar? Isso mesmo! Nós somos animais onívoros, assim como o porco, o lobo-guará, o jabuti, suricatos, entre outros.

_ Os animais detritívoros são animais que se alimentam de detritos, isto é de restos orgânicos (de origem animal ou vegetal), contribuindo ativamente para remoção e eliminação de matéria orgânica deixada na natureza por outros organismos. Os abutres e as hienas são exemplos de animais detritívoros emblemáticos.

Cada animal possui um sistema digestório que se difere de acordo com o tipo de alimento que ingere. Alguns carnívoros, como o leão, possuem dentes pontiagudos, chamados de caninos, que são usados para rasgar a carne de sua vítima. Alguns herbívoros, como o boi, possuem um sistema digestório que permite a quebra da celulose, dando maior eficiência ao processo de digestão. Alguns insetos possuem um aparelho bucal especializado em cortar, sugar ou esmagar. Percebe-se, portanto, que cada animal está perfeitamente adaptado ao seu modo de alimentação.

FONTE: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/alimentacao-dos-animais.htm

Visite o Perfil do Diário da Tia Ana no Instagram: @diariodatia_ana

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário